Dicas para um final de semana em meio a natureza.

O contato com a natureza pode fazer uma revolução positiva na sua vida.

A forma como a nossa sociedade vem organizando as cidades substituindo elementos da natureza por concreto, asfalto, aço, plástico, entre outros materiais artificiais que nos afastam do contato com plantas, animais, rochas, solo, chuva tem trazido além de sérios problemas ambientais, severos problemas a nossa saúde.

Richard Louv no seu livro A Última Criança na Natureza (#ficaadica!) chega a propor que atualmente algumas pessoas possam estar sofrendo do que ele chama de Transtorno de Déficit de Natureza. Esse transtorno ocorre justamente pela falta da imersão humana a ambientes naturais como matas, praias, campos ou até mesmo parques, praças e quintais arborizados.

Alguns sintomas são ansiedade, irritabilidade e stress. Inclusive, podendo desdobrar para patologias mais severas como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e Depressão. Além da Obesidade que pode surgir a partir de compulsões alimentares e do sedentarismo devido à falta de mobilidade física em ambientes tão automatizados nos quais muitas vezes apertar um botão resolve sua vida.

É pensando nisso que o Quintal Urbano vai a partir desse mês, além de dar dicas de cultivo, oferecer também alternativas super legais para você passar momentos em meio à natureza com pessoas especiais ou até mesmo sozinho. Pois o contato com a natureza é também uma forma de meditação.

Prestar atenção no que há em nossa volta, na árvore que balança com o vento, no pássaro que canta, na terra úmida, nas cores da flor, no aqui e agora, respirar…

Mindfulness meus caros!

Fiquem ligados no nosso blog e bons cultivos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s